Alimentação Saudável
Eu acredito que muitos de vocês estão pensando o que uma “dieta sadia” tem a ver com a soja. A resposta – Tudo!!!
Eu acredito que muitos de vocês estão pensando o que uma “dieta sadia” tem a ver com a soja. A resposta – Tudo!!!
Diariamente nós ingerimos aditivos químicos nocivos, preservativos, pesticidas, etc. Nós respiramos um ar contaminado, tomamos água saturada quimicamente. Isto severamente sobrecarrega o fígado e outros órgãos importantes, incluindo coração e cérebro. Nossos corpos não estão equipados para cuidar destas toxinas, e elas terminam armazenadas em nossos tecidos. Este armazenamento cria um continuo problema de saúde que pode se manifestar de diversas maneiras.
Nós advogamos na vida diária o uso de uma dieta a mais natural possível. Isto não significa que você deva se tornar um(a) vegetariano(a)! Isto simplesmente significa ingerir alimentos integrais e naturais. Aprenda a ler os rótulos dos alimentos. Não tenho dúvidas de que após você ler os rótulos de alguns de seus alimentos favoritos você ficará chocado(a). A maioria dos ingredientes será difícil, se não impossível de se pronunciar. A maioria dos ingredientes você não compreenderá porque eles estão em sua comida. E eles não deveriam estar lá! Nós não fomos desenhados para comer preservativos, bem como sabores e cores artificiais.
Há crescente evidência de que o aspartame possa causar tonturas, esclerose múltipla e uma série de efeitos colaterais. Ao longo do tempo, a ingestão continuada destes aditivos aos alimentos pode manifestar-se de diversas maneiras, i.e. cânceres, deformidades, retardo mental, etc.
Há diversas doenças documentadas, desde fadiga crônica a doenças cardíacas até Alzheimer, todas atribuídas à dieta empobrecida pelas “conveniências” alimentares atuais. Você pode estar obeso e ainda ser bastante desnutrido.
Você pode se submeter a tratamentos com ervas ou sintéticos rotineiramente, ingerir multivitaminas diariamente, mas nada disso irá sobrepor a eficiência de uma dieta bem equilibrada. Somente mudando a maneira pela qual você se alimenta poderá manter sua saúde e prolongar sua vida. Com uma dieta correta, você irá descobrir que você irá adoecer com muito menor freqüência, e que quando surge a doença ela não é tão prolongada, que você é capaz de manter seu peso, que você tem mais energia, bem como maior capacidade sexual.
Então, o que fazer? Aprenda a se alimentar de maneira a nutrir seu corpo. Aprenda quais alimentos contêm os nutrientes que seu corpo necessita. Não tenho dúvidas de que cada um de nós tem plena consciência dos problemas causados pela desnutrição. E alimentar-se de maneira correta pode realmente diminuir os problemas causados ao seu organismo pelas constantes deficiências de substâncias fundamentais ao pleno desenvolvimento orgânico.
Eu recomendo que se alimente o mais natural possível. Isto significa abolir todos os alimentos não nutritivos, os refrigerantes, alimentos processados, frituras, açúcar branco, etc. E você ficará surpreso com quanto se sentirá melhor, com quanta energia terá, com o simples ato de remover tais “alimentos” de sua dieta.
Idealmente, use uma dieta rica em fibras, pobre em gorduras saturadas, e com pequena quantidade de açúcares refinados (de preferência remova-os completamente!). Adoce seus alimentos com açúcar mascavo ou mel. Coma diariamente alimentos ricos em vitamina C, vitamina E, zinco, e selênio. Estes nutrientes protegem o fígado, coração, cérebro, e outros órgãos do ataque dos radicais livres. Limite sua ingestão de cafeína. Evite carnes de origem animal (você tem noção da origem de cada carne que você e sua família ingerem?!?!).
Coma grande quantidade de frutas, sempre regionais e da época, bem como verduras, as mais variadas possíveis, e se possível, sempre orgânicas. Também faça uso diário de grãos, sempre integrais, tais como arroz, trigo, feijões, soja, aveia, linhaça, gergelim, grão de bico, lentilha, milho, etc e legumes. Procure conseguir boa quantidade de cálcio em sua dieta, para promover uma boa saúde de seus ossos e dentes. Isto será facilmente conseguido com boa ingestão de grãos integrais, principalmente soja, gergelim, semente de abóbora e erva-doce, bem como através do uso diário de verduras verde-escuras, e ainda com caminhadas diárias sob a luz solar pela manhã ou à tarde. O uso diário de leite é importante, desde que seja da mesma espécie. Cada animal recebe seu leite materno específico mãe-filho, o que demonstra a especificidade do leite para cada animal. Isto ocorre na fase inicial da vida de cada mamífero até que o mesmo tenha musculatura maxilar, dentição e esôfago com boa capacidade de deglutição, permitindo a ingestão dos alimentos que então lhe serão naturalmente específicos por toda a vida. Para a raça humana, é fundamental o uso diário do leite materno até os 2 anos de vida. Nunca mais. Muito menos leite animal de outras espécies.
Muitas pessoas ingerem proteínas bem além do necessário. O excesso de proteínas leva a um grande aumento de metionina, que induz acidez sangüínea, principalmente se for proteína de origem animal, já que esta contém mais metionina que a proteína vegetal. A acidez sangüínea leva à perda de cálcio dos ossos, o que aumenta a possibilidade futura de osteoporose. Substitua gradualmente os alimentos animais pelos vegetais. Faça disso um processo que gere satisfação. Não se culpe cada vez que lhe parecer ter havido um retrocesso. Nós somos seres humanos, e nossa finalidade neste planeta é a evolução espiritual gradativa, porém firme e consciente. Acredite na importância da alimentação natural, vegetariana, sem aditivos e agrotóxicos, que não causa qualquer lesão a outro ser vivo, e terá indiscutivelmente uma saúde melhor, espiritual e física.
Beba chás de ervas ao invés de refrigerantes. Acrescente condimentos regionais em sua alimentação diária, o que ajuda a combater os radicais livres e baixar o seu colesterol.
Se você estiver usando hormônios sintéticos é importante que se alimente de produtos ricos em potássio, já que estes produtos tendem a induzir a eliminação de potássio do seu organismo quando usados por longos períodos.
Procure bons profissionais de saúde, principalmente aqueles que tenham uma visão holística do mundo, e procure seguir suas orientações. Compre bons livros a respeito, sempre valorizando aqueles com visão a mais natural possível do que seja alimento. Você vai ficar surpreso(a) ao perceber quantas doenças podem ser controladas ou eliminadas com um regime alimentar sadio, equilibrado!
E claro, sempre há os exercícios. Os exercícios são vitais para sua saúde global, importantes para eliminar o excesso de calorias, e para o homem, fundamentais na melhora da performance sexual. Faça qualquer forma de exercícios, que esteja de acordo com seu prazer e a orientação do seu profissional de saúde. Pratique-os com freqüência, sem a obrigação de um local específico para realizá-los, mas sempre que puder contar com a orientação de um profissional, faça-o com mais segurança. Uma simples caminhada diária é um bom começo.
Seguindo estas orientações iniciará você no caminho para um estilo de vida mais saudável. Logo isto se tornará um bom hábito ao invés de um sacrifício. A maioria dos meus clientes nota uma mudança no seu nível de energia logo nas primeiras duas semanas. A maioria também experimenta um aumento no desejo e função sexual, bem como uma queda intensa na incidência de doenças. E um dia no seu futuro próximo, você se perguntará como você antigamente conseguia sobreviver com seus antigos hábitos!
Existe, claro, orientações alimentares especiais para certas doenças, certos momentos de sua vida, perda ou ganho de peso, gravidez, amamentação, etc. e nestes momentos seja sábio ao procurar um profissional de visão holística para te orientar. Acima de tudo, seja sábio o suficiente para que seu interior possa compreender e apreender aquilo que lhe for útil.
Por José Ricardo Borrás