A Salvia Hispanica é conhecida popularmente como Chia, trata-se de uma planta do tipo herbácea que tem a sua origem no México, Guatemala e Colômbia. A Chia é mais conhecida devido a sua semente que conta com diversas propriedades nutritivas. Ela ajuda no processo de emagrecimento, além de dar mais força e resistência.
O nome Chia deriva da palavra “nahuatl chian”, que significa oleoso. Saiba mais sobre os benefícios da Chia e as suas sementes consideradas mágicas para o emagrecimento.
Devido ao ômega-3 presente no grão de Chia existe a ação antiinflamatória que ajuda a combater a inflamação do organismo, o que auxilia no emagrecimento, saiba mais abaixo.
As sementes de Chia contam com vários compostos bioativos que têm ação antioxidante, eles ajudam no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento precoce e que podem acarretar no surgimento de muitas doenças.
Devido a sua grande concentração de fibras, as sementes de Chia ajudam no controle do diabetes, pois contribuem para que o organismo se torne mais sensível a ação do hormônio insulina. Com essa ajuda, o organismo melhora a glicemia, ou seja, a absorção dos açúcares é feita mais lentamente, o que mantém o açúcar no sangue.
Consumir o grão de Chia regularmente pode ajudar também nos casos de problemas de hipertensão, uma vez que possui efeito anti-hipertensivo.
As sementes de Chia são famosas por possuírem diversas propriedades especiais, muitas civilizações antigas, como a Asteca no México, utilizavam os seus benefícios, em geral para conquistar mais força e resistência física. Essa semente é pequenina e tem forma oval, mede em torno de 2 mm de comprimento e tem cores variadas como preto, branco, castanho ou cinza.
A descoberta dos benefícios dessas sementes foi feita há centenas de anos, atualmente, a semente de Chia é considerada um alimento funcional devido a sua composição. Dentre os componentes dessa semente estão cálcio, fibras, potássio, magnésio, proteína e ômega-3.
A semente de Chia ajuda a emagrecer devido ao seu efeito mucilaginoso, basicamente a possibilidade de absorver e reter água. Isso acontece devido a grande concentração de fibras que as sementes possuem.
Quando as sementes entram em contato com a água criam uma espécie de gel no estômago que torna a digestão mais lenta. Dessa forma, a pessoa se sente satisfeita mais rapidamente e consome porções menores de alimentos.
Além disso, as sementes de Chia também combatem a inflamação, a gordura do corpo é o resultado de um processo inflamatório. Quando o organismo não recebe a mensagem de saciedade, o indivíduo come mais do que precisa. Através do ômega-3, o organismo do indivíduo se recupera e não se torna inflamado, pois ele tem mais controle sobre o que come.
Outra contribuição da semente de Chia é desintoxicar o organismo, pois as fibras presentes nela ajudam a regular o intestino e assim limpar o organismo através das fezes.
A Salvia hispanica, popularmente chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas (assim como a linho e a sálvia), nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas (e Colômbia ). Há evidência de que os astecas cultivavam o vegetal em tempos pré-colombianos presente no Códice Mendoza, datado do século XVI, documento no qual também se mencionava sua relevância agrícola à época. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvia_hispanica
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!