Gergelim ajuda a reduzir barriga | Benefícios no processo de emagrecimento
Gergelim e seus benefícios no processo de emagrecimento, contribuindo para o controle da Glicemia no sangue.
A origem do gergelim é incerta, porém, alguns estudos apontam para regiões entre a Ásia e a África. Trata-se de uma planta milenar que é cultivada desde a antiguidade. Existem registros históricos que apontam que no Antigo Egito o gergelim era utilizado para se obter um óleo.
Foi no século XVI que a semente de gergelim chegou ao Brasil através dos portugueses. A planta era cultivada como uma cultura de fundo de quintal e, basicamente, consumida nas fazendas, raramente tendo excedentes. Trata-se de uma planta que pode chegar a medir entre 1,5 e 2 metros de altura.
As suas flores podem ser brancas, cor-de-rosa ou púrpura. Os frutos dessa planta aparecem na forma de cápsulas pubescentes que possuem sementes achatadas que podem ter entre 2 e 5 mm de comprimento. As cores das sementes variam, podendo ser brancas, castanhas ou pretas. Estudos apontam que o gergelim oferece diversos benefícios para a saúde.
Gergelim Emagrece
O gergelim se tornou uma das plantas mais reconhecidas no processo de emagrecimento devido ao fato de possuir uma grande quantidade de fibras, isso ajuda no melhor funcionamento do intestino. Além disso, o gergelim aumenta a sensação de saciedade, pois a sua casca é rica em fibras, o que leva mais tempo para que ele seja digerido pelo organismo e cria um intervalo maior entre uma sensação de fome e outra.
Há ainda a prevenção da flacidez devido às proteínas que são encontradas nas sementes de gergelim. É importante dizer que o gergelim em si não é o responsável pelo emagrecimento e sim as suas fibras insolúveis que auxiliam na regulação do trato intestinal e na sensação de saciedade.
Benefícios do Gergelim
Componentes
O principal benefício que o gergelim oferece diz respeito a sua composição, uma excelente fonte de proteínas também é rico em gorduras do bem (as chamadas gorduras monoinsaturadas) e também possui uma grande concentração de fibras.
Controle da Glicemia Sanguínea
O gergelim contribui ainda para o controle da glicemia e a presença de açúcar no sangue. Pode ser um bom complemento alimentar para diabéticos.
Cálcio
Na semente do gergelim é possível encontrar uma grande quantidade de cálcio, o que funciona como uma ajuda no controle da massa corporal gorda. Sendo assim, contribui para o processo de lipólise, que é a quebra de gordura, e na inibição da lipogênese, que é o armazenamento do tecido adiposo. Possui um teor elevado de fósforo e ferro, além de ser rico em vitaminas que fazem parte do complexo B.
Dentre outros benefícios do gergelim podemos destacar o fortalecimento dos tendões e ossos; ação tônica após hemorragias; tonificação do fígado e dos rins; prevenção do aparecimento de fios brancos; melhora na elasticidade da pele; ação antioxidante e combate de dores lombares e nos joelhos.