Na parte 4, conseguimos falar bastante a respeito de outras meditações, por exemplo, como praticá-las, quais são os benefícios de cada uma, qual é o poder dela em relação a sua mentalidade e a importância de reservar um lugar silencioso.
A meditação tem algo a oferecer a todos. Cada um de nós tem problemas que são de certo modo confusos e temos também a necessidade de se afastar de pensamentos negativos, com intuito de manter sempre um espaço de prosperidade em nossa mente.
Se o nosso mundo interno está cheio de conflitos, tumultos e estresses, ou estamos levando muito peso em nossas costas, sem tomar o tempo necessário para recarregar as energias, as coisas podem ficar confusas e difíceis. É aí que os benefícios da meditação entram em cena.
Agora, vamos falar sobre algumas dicas, principalmente para iniciantes que estão fazendo meditação.
Antes de tudo, precisamos lembrar que meditação é sobre conforto. Quase todas as formas de meditação podem ser realizadas em praticamente qualquer lugar, desde que você esteja em um lugar confortável o suficiente para permitir que sua mente foque no momento presente.
Algumas pessoas meditam em travesseiros no chão, outras meditam em seus
escritórios, outras meditam na banheira ou mesmo na cama! Você pode meditar em qualquer lugar, desde que se sinta seguro e confortável.
É crucial fugir do atropelo diário, para que possamos começar a criar uma
maneira sustentável de abordar o mundo ao nosso redor. Em vez de ficarmos sobrecarregados à medida que passamos de situação a situação frustrante, podemos nos permitir a capacidade de realmente processar as coisas de uma maneira que nos ajudará a atingir nossos objetivos, ao invés de sermos retidos por nossos apegos emocionais.
Algo que muitos de nós podem estar fazendo durante a meditação é controlar a forma como nós respiramos.
Pode ser difícil concentrar-se em alguma coisa, porém, muitas vezes, meditações guiadas ou meditações respiratórias podem nos ajudar a respirar de uma certa maneira, de modo no qual desenvolvemos a habilidade de entrar em flow em qualquer atividade.
Outro bom conselho para alguém que é novo na meditação, é começar com pequenas doses. E antes de meditar por grandes períodos de tempo, tenha sempre em mente o que você está fazendo e como está se sentindo em relação aos benefícios da meditação para si mesmo. Você tem que tornar a meditação um hábito, para assim conseguir tirar o máximo proveito.
Mantenha suas sessões iniciais curtas. Tente não passar de três minutos no início. Isto lhe dará bastante tempo para conhecer a si mesmo e a maneira como sua mente funciona.
Quando fizer a meditação nesse período de tempo, vai perceber que três minutos podem parecer muito tempo quando você está embarcando em algo que nunca fez antes, especialmente quando envolve o silêncio de sua própria mente. Mas é algo que você vai se acostumar com a prática.
Os iniciantes a meditação muitas vezes se beneficiam de se concentrar em diferentes partes do corpo durante suas sessões. Isto ajuda a cultivar uma relação com o seu “eu”.
Esta também é uma boa maneira de se sentir realmente à vontade com a prática de
meditação e deixar de lado o resto do mundo, para ter uma sensação de equilíbrio e calma. A meditação é útil para redirecionar seus pensamentos e criar o hábito de encontrar a serenidade nas mais simples coisas.
A próxima coisa que torna a meditação mais benéfica, é fazê-la logo após acordar, no início da manhã. Incluir a meditação em sua rotina diária é uma maneira realmente incrível de ter certeza de que você está começando seu dia da melhor forma possível. As meditações matinais podem ser incrivelmente úteis para mudar sua visão sobre o dia inteiro.
A meditação é mais eficaz quando é feita consistentemente, porque assim você está sempre se tornando uma prioridade, logo isso é maravilhoso. Ela também ajuda a resolver problemas que antes você não conseguia resolver, por estar estressado.
Outra coisa que você pode fazer é meditar sobre pensamentos ou perguntas específicas que você tem acerca de algo. Reconecte com quem você é, seus pensamentos, sentimentos e objetivos. O que você gostaria de fazer na vida?
Se você não pode responder imediatamente, o que acha de se sentar um pouco e meditar sobre essa questão? Quais são as coisas que você pode fazer para começar a avançar em direção a seus objetivos?
Faça perguntas, se questione, procure entender o que você poderia fazer para ter um melhor rendimento em suas atividades. Se você quiser, pode deixar um caderno em mãos para que você possa começar imediatamente a anotar as reflexões mais importantes, para que não se esqueça. As suas anotações serão uma referência para entender seu estado de espírito atual.
Não há uma maneira errada de obter uma visão sobre você mesmo. Tudo o que você realmente tem que fazer é se esforçar para se desligar do estresse da vida diária e dar a si mesmo uma chance de relaxar e respirar fundo.
Quando você começa a meditar, deve prestar muita atenção a si mesmo. Quais são as coisas que você está sentindo? Que emoções estão surgindo? Como seu corpo se sente? Está confortável? Por que você acha que está tendo a reação emocional que está tendo?
Isto pode ser difícil de fazer no início, pois temos uma tendência a experimentar nossas emoções de uma forma muito complexa. Mas com os benefícios da meditação, podemos analisar nossas emoções e tratá-las com uma abordagem analítica, o que nos permite saber mais sobre a forma como operamos.
Com essa visão, somos capazes de encontrar maneiras de lidar com nossas dificuldades e enfrentar os problemas de frente, sabendo que qualquer que seja o caminho escolhido, nós o examinamos de todos os ângulos possíveis e temos então a confiança de saber que aquela é a melhor escolha que podíamos fazer.
Após você ler todas as partes desse tutorial e guia, foi possível compreender que as meditações são ferramentas essenciais para o uso no dia a dia, proporcionando um aumento no estado emocional, uma melhora na saúde mental, reconhecimento de fraquezas e tratamento de alguns distúrbios.
Não importa como você opte por usar a meditação, os benefícios são infinitos. Portanto, não hesite. Inclua a meditação em sua vida diária. Você pode começar agora ou mais tarde.
Mas saiba que ela vai melhorar a sua vida e a vida de todos ao seu redor. Obrigado por ler até aqui!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!