No artigo anterior do tutorial e guia prático da meditação, conseguimos introduzir alguns novos estilos de meditação e falar a respeito dos benefícios da meditação para conquistar a bondade e o amor.
Explicamos como fazemos a técnica dessa meditação, além de falar depois que a meditação nos torna melhores seres humanos e assim conseguimos nos conectar de forma profunda com o nosso interior e com as outras pessoas.
Agora, vamos falar sobre a meditação transcendental.
A meditação transcendental é outra forma de meditação que muitas pessoas utilizam. Esta forma de meditação em particular, pode ser a que mais se aproxima do que você possa pensar como uma sessão de meditação, onde o objetivo é limpar a mente de coisas ruins e obter total consciência do mundo ao seu redor.
A meditação transcendental já existe há muito tempo e pode ser benéfica para qualquer pessoa que esteja buscando uma maneira de se destacar da vida cotidiana e focar de modo geral numa maneira que seja rejuvenescedora.
A razão pela qual ela é chamada de meditação transcendental, é porque o objetivo é transcender, ou seja, ir além dos seus padrões normais de pensamento, de modo que possa ver o mundo e sua própria mente de uma maneira totalmente diferente.
Esta forma particular de meditação é realizada em um lugar tranquilo e você deve estar em um lugar confortável, assim como uma posição agradável. Depois disso, é interessante escolher um mantra, ou melhor, uma frase ou palavra que se sinta inspirado e relaxado.
Às vezes, pode ser fácil se distrair durante uma meditação transcendental, especialmente quando se é novo nela. Assim, sem orientação você pode descobrir que sua mente pensa em outras coisas em vez de permanecer focada no mantra.
Pode ser por isso que as pessoas em vez de manter a palavra em sua mente e meditar pensando nela, ao invés disso, acabam por adquirir uma meditação transcendental guiada. Seja qual for sua opção, você precisa passar até vinte minutos diários praticando.
Esta forma de meditação tem se provado funcionar para todos, pois não requer uma
quantidade de concentração. O necessário para essa prática é pensar e repetir em voz baixa, várias vezes sua palavra ou frase inspiradora.
Isso significa que você "manifestará" mais evidências desses pensamentos em sua vida, ou mais cientificamente falando, você treinará sua mente para prestar mais atenção às coisas que você valoriza. É como se você estivesse falando para o universo lhe entregar os benefícios da palavra ou frase que repete.
A meditação Zen é a forma mais comumente considerada de meditação. Quando alguém diz meditação, são grandes as chances de que você imagine alguém sentado com as mãos em uma certa posição e seus olhos fechados, entoando "Om”.
Embora às vezes esta possa ser uma descrição precisa da meditação zen, ainda há muito mais história do que isso. A meditação Zen pode ser considerada a forma original de meditação, considerando que tem suas origens no budismo e que está ligada aos antigos vedas na Índia, sendo também considerada como uma das mais difíceis de praticar.
A meditação Zen é quando você é capaz de sentar-se em uma posição confortável, pela quantidade de tempo que você achar necessária, pois isso permite que seus pensamentos deixem de ter tanta importância.
Isso não significa que você vai eliminá-los, mas sim, que eles podem vir e ir, como a água de um rio. É através desta prática que somos capazes de ficar em silêncio por longos períodos de tempo, sem permitir que pensamentos ou situações negativas possam nos impactar.
Como vimos até aqui, há vários métodos diferentes que poderiam ser usados para alcançar um estado de espírito pacífico, no entanto, se você gostaria de praticar a meditação Zen, você precisa de um espaço para você mesmo, que posso utilizar especificamente para a meditação.
Dessa forma, você ajuda seu cérebro a entender que aquele ambiente que você reservou é um lugar de relaxar, paz e harmonia. O propósito da meditação Zen é ajudá-lo a ir além de seus pensamentos, de modo que você possa ver as coisas objetivamente e com um ar pacífico de aceitação.
A meditação gera uma saúde mental mais forte e saudável, quando comparada ao de uma pessoa que não exerce essa prática. Além disso, a meditação pode ser uma saída para uma vida de caos e muitas tarefas pesadas do dia a dia.
Às vezes, pode ser difícil nos desligarmos da vida, ou melhor, dos vários pensamentos diários. Outras vezes, pode ser muito fácil.
Em ambos os casos, a meditação pode nos ajudar a ter uma visão mais profunda de nós mesmos e de nossas próprias motivações, enquanto nos ajuda a lidar com a sobrecarga emocional e nos proporciona algum equilíbrio em tempos de transtorno.
Próximo Capítulo Guia Prático da Meditação - Parte 5
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!