No capítulo anterior conseguimos analisar os benefícios da atenção plena da meditação, vimos como fazê-la, como ela pode ajudar no seu dia a dia, melhorando sua vida e ajudando você a lidar com o estresse.
Com certeza, se você executar o que foi falado na parte 2, que é fechar os olhos e prestar atenção em todos os momentos, você vai conseguir sentir sua mente entrando em um estado de profunda reflexão, gratidão e estimulação da atenção.
Agora, vamos falar dos benefícios da meditação para desenvolver bondade e amor.
Você já teve um daqueles dias em que você está apenas bravo com o mundo? Que nada parece estar indo bem e você não consegue parar de sentir raiva, não importa o quanto você apenas deseja ser feliz? Você se sente propenso a irritação e inquietude? Há alguém que você discute muito e só queria ter mais paz em sua vida ou em sua casa?
Todos nós temos dias em que nos sentimos frustrados e irritados, e podemos perder de vista as coisas que amamos concentrando-se na negatividade. Infelizmente, a mente tem um viés, ou melhor, ela puxa para o lado negativo, o que pode tornar muito difícil com que nos tornemos otimistas.
Felizmente, a meditação estimula a bondade e o amor, sendo uma opção para permitir que você se concentre mais na paz, amor e gratidão, em vez de se sentir sobrecarregado com as coisas ruins que podem estar acontecendo na sua vida.
A meditação para desenvolver amor e bondade é simples, tudo que você precisa é colocar intenção. Você tem que ser intencional em fazer coisas que ajudarão a promover a calma e a paz em sua vida.
Ela proporciona a seus participantes um maior envolvimento com sentimentos de calma e relaxamento, ao invés de deixar que as ondas de negatividade controlem sua mente.
Para praticar essa meditação, a primeira coisa que você precisará fazer é separar algum tempo durante o dia para isso. Não leva muito tempo para completar esta meditação, então comece com apenas alguns minutos reservados para esta prática.
O próximo passo é trazer pensamentos de paz, harmonia, prosperidade e saúde a sua mente, pensar nessas energias positivas e em lembranças que o fazem se sentir amado(a) e confortável. Uma vez que você se encontra nesse estado de bem-estar, comece a pensar também que seu corpo está repleto dessa energia incrível e se quiser, pode fazer isso escutando uma música suave.
Em seguida, pense em algumas frases que você pode usar enquanto medita e concentre-se nelas. Pode ser algo como: "Que eu encontre a paz, bondade", ou "Que eu possa receber o amor", isso o ajudará a programar sua mente para receber energias positivas.
Ao invés de nos sentirmos sugados por coisas como ressentimento e raiva, praticando esse tipo de meditação, podemos começar a nos sintonizar com as energias amorosas sempre que precisarmos delas. Isto pode nos ajudar a evitar entrar em confronto com as pessoas e lidar com os desafios da vida com um ar de compaixão e paz.
Isso acontece quando começamos a sentir de certa maneira mais compaixão por nós mesmos. Às vezes, muitos de nós somos muito duros consigo mesmo pelas coisas que percebemos que falhamos ou erramos.
Praticando a arte de demonstrar compaixão a todos e a tudo, isso pode nos ajudar a enfrentar novos projetos com um senso renovado de iniciativa e integridade. Ela pode nos ajudar a acreditar que somos verdadeiramente capazes de alcançar as
coisas que nos propusemos a fazer. Dizer “oi” a uma mentalidade compassiva pode aumentar sua produtividade em um nível exponencial.
Muitas pessoas acham que a ideia de meditar é ruim, porque elas têm dificuldade em se sentar e esvaziar suas mentes. Muitos de nós gostamos de ser ativos e permanecer ocupados, e sentimos que talvez sentados em silêncio é uma perda de tempo.
Embora isso seja discutível, aqueles que realmente acreditam que isso seja verdade, podem descobrir que na prática há diversos benefícios da meditação para eles, principalmente da Kundalini yoga, do que outros tipos de meditações.
A meditação Kundalini yoga requer um pouco mais de treinamento e habilidade, que serão abordados neste artigo, mas com a ajuda de recursos que são dedicados a esta meditação em particular, você pode descobrir que é capaz de obter uma calma na mente e espírito enquanto permanece em movimento.
Se você está interessado na meditação Kundalini yoga, você pode descobrir que ela é incrivelmente benéfica. Há vários benefícios em combinar a prática física com a prática mental.
A ioga é outra prática que já existe há séculos e é tão antiga quanto a própria meditação, além de ser também encontrada nos Vedas.
A Kundalini é considerada uma concentração de "energia divina" que pode ser aproveitada através da meditação. Se você acredita ou não na energia divina, utilizar a meditação Kundalini yoga é ótimo, pois ela tem um verdadeiro método de respiração, utilizando mantras e alongamentos que deixam o praticante tranquilo e pronto para uma nova experiência.
Embora seja impossível falar tudo desta prática de meditação tão incrível, podemos ao menos dizer que as meditações de Kundalini yoga são uma ótima maneira de entrar em sintonia consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.
Próximo Capítulo Guia Prático da Meditação Parte 4
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!