Anteriormente no primeiro capítulo ou primeira parte, vimos alguns elementos importantes da meditação e conhecemos algumas características dela que vão contribuir com a sua vida.
Algumas das características foi que você precisa ir para um ambiente calmo, de preferência uma floresta, algo que sinta a natureza e se conecte, vimos também os benefícios da meditação para sua vida, melhorando seu sono e estimulando uma redução do estresse.
Agora, vamos começar a falar de outros pontos interessantes de como você pode usar a meditação e como ela funciona pra você.
A meditação ajuda a desenvolver atenção plena ou mindfulness, do inglês, que é uma prática muito boa. Por exemplo, se você descobrir que tem algum problema com a dissociação ou permanecer no presente, então a atenção plena que é uma consequência da meditação, vai ajudá-lo a chegar onde você precisa.
As pessoas que sofrem com traumas, acharam este método particularmente útil.
A atenção plena consegue te auxiliar a conseguir entrar em um sistema de pensamentos mais tranquilos, ou melhor, facilitando sua tomada de decisões. Isso interrompe os processos de pensamentos ruins e permite que você se concentre no aqui e agora, percebendo tudo o que está ao seu redor.
Essa é possivelmente uma das formas mais simples de meditação.
Para realizar uma meditação mindfulness, o conceito principal é simples. Você tem que ter certeza de que está se concentrando no momento presente e verdadeiramente consciente das coisas que estão acontecendo ao seu redor.
Digamos que você está tendo um ataque de ansiedade e tem dificuldades para passar por esse momento. Ao invés de ficar em pânico, você pode fechar os olhos e simplesmente inspirar.
De olhos fechados, você pode se esforçar para respirar fundo e firme, permita-se considerar cada um dos seus sentidos.
O que você está sentindo com a ponta de seus dedos? Sua mão está fechada como um punho? Você está segurando alguma coisa? Que cheiro você sente? O que você vê? A escuridão está atrás de seus olhos? Você percebe se há algumas manchas que podem ser mais leves se você estiver diante de uma fonte de luz? O que você ouve? Existe uma máquina em algum lugar perto de você fazendo barulho? Você ouve pássaros cantando lá fora ou crianças brincando à distância? As pessoas estão falando perto de você?
Concentre-se em analisar todas as situações que você puder, que estão acontecendo no ambiente, mas não atribua nenhum significado pessoal a nada que você esteja ouvindo, sentindo e experienciando.
A meditação com foco em desenvolver atenção plena é uma ferramenta incrível. É muito relaxante, além de que pode funcionar quase imediatamente. Uma das melhores coisas sobre ela, é como ela pode nos ajudar a treinar nossos cérebros para se dar bem em momentos de pensamentos que são ruins e/ou destrutivos para o nosso bem estar.
Se estamos focados em coisas negativas e isso está nos fazendo entrar em pânico ou se sentir perturbado de qualquer forma, concentrar-se no momento presente é uma grande maneira de começarmos a parar de ficarmos presos nesses ciclos de negatividade e recuperarmos o controle sobre o nosso estado de espírito.
A melhor parte disso é como é simples praticá-la. Não há poses corporais avançadas envolvidas e não há gestos desconfortáveis das mãos ou exigências para acender velas e ouvir música clássica, embora essas coisas estão à sua disposição e você escolhe utilizá-las ou não.
As vantagens da meditação com foco na plenitude ou atenção plena, envolvem acessibilidade e o fato de que tudo o que você precisa para fazê-la com êxito é você mesmo. Ela pode auxiliar nos pensamentos difíceis e ajudar a reduzir o fluxo de pensamentos que estão em sua mente.
A meditação é uma das práticas mais recomendadas pelos terapeutas, porque realmente funciona para nos ajudar a curar traumas e ficar mais atentos em nossas vidas.
Todos nós podemos beneficiar da atenção, não só para aqueles que estão sobrecarregados. Pode até ser uma boa prática para lembrar que o mundo ao nosso redor existe e que nós somos parte disso, trabalhando para ser a nossa melhor versão e dar os passos necessários para atingir nossos objetivos.
A atenção plena da meditação é uma ótima maneira de cortar as coisas que estão nos atrasando e fazer com que voltemos para o caminho certo!
Próximo Capítulo Guia Prático da Meditação - Parte 3
Primeira parte: Leia mais...
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!