Algumas pessoas acreditam que todos os tipos de mel disponíveis no mercado são naturais. Outros acham que a produção de mel realizada em fazendas que usam produtos químicos para combater pestes nas plantas, podem acabar fazendo com que o mel se contamine.
A verdade é que as abelhas também podem ser afetadas pelo uso de pesticidas nas fazendas quimicamente tratadas. Além disso, uma produção não-orgânica de mel envolve o uso extensivo de antibióticos para o controle de doenças nas abelhas. Entretanto, quando se fala em mel orgânico há muitas controvérsias. Isso porque muitos acreditam que o mel não seja contaminado pelo uso de antibióticos nas abelhas. Pessoas mais criteriosas, na dúvida, preferem o mel orgânico. Isso porque sua produção quando feita de forma orgânica é a certeza que elas têm de estar consumindo um produto 100% natural.
Na produção do mel não-orgânico são dadas grandes doses de antibióticos às abelhas para ajudá-las a se proteger de doenças. E com isso muitos afirmam que o mel também fica contaminado.
Em 2002 na Europa, amostras de mel chinês foram testadas para verificar a presença de antibióticos. Várias amostras foram encontradas contendo traços de antibióticos, o que levou a uma proibição da importação de mel chinês na Europa. A proibição foi revogada em 2004 devido às melhorias na produção chinesa do mel e às importações foram retomadas.
Mas o que leva à essa contaminação com antibióticos? Ao contrário da produção de mel orgânica, a produção de mel convencional não envolve diretrizes rigorosas para a quantidade e modo de tratamento com antibióticos para as abelhas. Como resultado, os apicultores têm passe livre no uso desses antibióticos. Quando os agricultores utilizam quantidades excessivas dos mesmos aumentam-se as chances de contaminação do mel.
Qual é o problema com resíduos de antibióticos serem encontrados no mel? Os antibióticos dado às abelhas, quando consumidos em grandes quantidades por um ser humano, através do mel, podem causar câncer e anemia aplástica.
O rótulo de mel orgânico é fornecido quando o produtor passa a seguir normas específicas tanto na produção do produto quanto na hora de embalar. As abelhas devem permanecer em um ambiente livre da presença de qualquer tipo de produto químico.
Pesticidas não devem ser usados nas plantas e flores de onde as abelhas coletarem o néctar. O cultivo de abelhas deve ser feito de uma forma natural, sem o uso de produtos químicos. Aquecimento de mel para matar as bactérias deve ser feito a uma temperatura específica. Produtos químicos não devem ser utilizados no processo de extração, e não deve haver mistura de mel orgânico e não-orgânico durante o acondicionamento.
Essas medidas devem ser tomadas para que os consumidores tenham a certeza de estar consumindo um produto 100% natural e saudável.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!