Não há nada mais estressante do que ter um bilhão de coisas para fazer durante o dia, sem ter nem apenas um segundo para si mesmo. O atropelo da vida cotidiana pode chegar a ser muito assustador.
Felizmente, existe uma solução. Não importa quantas exigências você tenha feito durante o dia, a meditação é uma opção para a qual você pode facilmente arranjar tempo. Mesmo reservando somente cinco minutos para você, isso pode fazer a diferença entre uma pessoa bagunçada e uma pessoa equilibrada e calma, que está pronta para dar o próximo passo, não importa aonde ele leve!
A meditação tornou-se um assunto muito popular, e por bons motivos. Todo mundo está sentindo a pressão para ter sucesso logo e se dar bem na vida, mas o trabalho envolvido em se tornar alguém bem sucedido, pode ser o suficiente para fazer qualquer um se esgotar.
Colocamos tanta energia na tentativa de melhorar nossas vidas, que ironicamente, nós podemos facilmente perder de vista a parte mais importante disso: nós mesmos! Ao tomar o tempo necessário para aprender sobre meditação e permitir que ela faça parte de nossas vidas, podemos começar a canalizar nossos pensamentos para padrões mais produtivos e dar a nós mesmos a recarga que precisamos quando parece que a vida se tornou um pouco exagerada.
A meditação faz parte de um estilo de vida saudável, inclusive muitas pessoas de sucesso comentam seus efeitos positivos. Ela pode ajudar para que possamos mudar ou ressignificar completamente nossos cérebros, de modo que elimine pensamentos destrutivos e negativos, para então lembrarmos de como é ver cada momento em seu lado mais benéfico.
E não só isso, mas também saber que estamos colocando nossa própria saúde mental acima de tudo para vivermos bem a vida. Em vez de nos envolvermos negativamente em ideias, podemos sair ao ar livre, pensar e nos concentrar no que realmente importa para nós e onde queremos estar no futuro.
A maioria das pessoas não tem certeza se são ou não capazes de meditar. Elas imaginam que precisam fazer a posição de Lótus e mantê-la por um longo tempo sem pensar em uma única coisa. Isso não é verdade!
No entanto, a posição de Lótus é na verdade uma pose de yoga que se destina apenas para aumentar a serenidade dos praticantes de yoga, que a utilizam como um treinamento para desenvolver consciência e calma. Os iniciantes em meditação não precisam fazer nada tão avançado a fim de receberem os mesmos efeitos.
Pelo contrário, a meditação pode ser feita de forma muito simples! Quanto mais frequentemente se faz isso, mais fácil se torna. E embora possa parecer impossível esvaziar sua mente, especialmente quando há muita coisa acontecendo em sua vida, uma vez que você pegar o jeito, você será capaz de relaxar em praticamente qualquer situação.
Portanto, se limpar sua mente de ideias negativas e melhorar sua vida é algo que você gostaria de ter, então você está no lugar certo, porque este tutorial e guia prático da meditação vai te ajudar.
A meditação é uma prática antiga que pode ser encontrada antes mesmo dos tempos bíblicos. Na Índia antiga, a meditação pode ser encontrada em livros espirituais, como os Vedas.
Estes livros espirituais foram feitos para ensinar as pessoas sobre a consciência e maneiras de viver sua vida que podem levar a uma maior compreensão de si mesmo e do mundo ao seu redor. Eles foram feitos para transmitir sabedoria e encorajar a todos a viverem suas vidas de forma pacífica, fazendo assim com que toda a sociedade se beneficie.
Essa sabedoria antiga teve suas origens em um sistema de ensino, onde os alunos seguiam seus professores, geralmente em áreas isoladas e lugares naturais com floresta densa e ar fresco, para que pudessem ser guiados na arte de meditação. Era uma prática espiritual muito importante e ainda hoje está ligada à meditação budista. Com o tempo, a meditação ficou conhecida em vários povos e hoje no mundo inteiro.
Se você não estiver totalmente convencido de que a meditação é o caminho a seguir, tudo bem. Só porque tem sido usada há milhares de anos, não significa que você deve fazer.
Estudos demonstraram que a meditação não só pode ajudar a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade, mas também há uma correlação entre meditação e uma baixa pressão sanguínea.
Outros benefícios cientificamente comprovados da meditação, incluem um sono mais sadio e até mesmo uma melhora na memória. E se você estiver sofrendo com sintomas de dor crônica ou de quaisquer dores em geral, a meditação tem se mostrado eficiente para ajudar a melhorar sua qualidade de vida.
E não só isso, mas a meditação também ajuda as pessoas a:
A meditação é uma ótima maneira de ajudar você a mudar os seus pensamentos e se programar para estar mais atento e concentrado em mudanças positivas, em vez de negativas.
Nós temos o poder de criar a vida que queremos para nós mesmos. E não há nada mais importante do que descobrir o que estamos fazendo nesta terra, para progredir em direção a nossos objetivos e manter nossa paz de corpo, mente e espírito.
A meditação é uma das práticas que pode ajudar nos três pontos mais importantes da vida, portanto, utilizá-la para si mesmo vai gerar uma alegria incrível. Se vocês estão curiosos para saber sobre as maneiras de usar a meditação para seu progresso pessoal, os próximos capítulos irão mostrar os diferentes tipos de meditações que você pode usar para que realmente você possa melhorar sua vida!
Próximo capítulo Guia Prático da Meditação - Parte 2
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!