A farinha de banana verde tem ganhado cada vez mais destaque dentre os produtos naturais que complementam uma alimentação saudável e ainda contribuem para o emagrecimento. Um produto que tem conquistado um espaço relevante no segmento de produtos naturais devido a presença de uma farinha rica num amido resistente.
Grande parte do processo benéfico dessa farinha está no fato de que esse amido resistente não é digerido pelo estômago e sim pelo intestino delgado. A banana deve estar verde porque nessa fase a fruta possui entre 55 a 93% de amido resistente, enquanto que depois que ela amadurece esses amidos são convertidos em açúcares, o que faz com que percam a sua eficácia.
A quantidade recomendada para consumo da farinha de banana verde é de cerca de duas colheres ao dia, preferencialmente no almoço e no jantar. Uma quantidade superior a essa de alimentos com fibras pode causar prisão de ventre. Para ingerir, é possível acrescentar a farinha a frutas, iogurtes, vitaminas, sucos e até mesmo apenas em água.
Como já destacamos, a farinha de banana verde contribui para o emagrecimento devido a presença de amido resistente. A substância não é nem digerida e nem absorvida pelo organismo e assim acaba sendo quebrada somente no intestino delgado.
Dessa forma, essa farinha ajuda a gerar uma sensação de saciedade que reduz o apetite. O estômago diz ao cérebro que está satisfeito e essa sensação dura por mais tempo. Quando uma pessoa tem essa sensação de saciedade consegue comer menos sem sofrimento e sem passar fome.
Pelo fato de ter um baixo índice glicêmico, a farinha de banana verde é um alimento interessante para a dieta de pessoas que tem Diabetes. O benefício está no fato de que a quantidade de glicose que essa farinha libera no organismo é digerida de forma gradual e lenta, o que ajuda a manter os níveis de glicose (açúcar no sangue) controlados.
Sendo assim, o organismo precisa liberar uma quantidade menor de insulina para que a glicose possa ser absorvida pelas células o que contribui para a prevenção do diabetes.
Como a farinha de banana verde é digerida apenas no intestino delgado, contribui para a fermentação de bactérias do colón que acontece através do amido resistente. A fermentação tem como resultado a formação de ácidos graxos que têm um papel decisivo na nutrição das células do intestino.
Essa farinha estimula o desenvolvimento da flora intestinal e assim torna mais fácil a digestão e previne problemas como a prisão de ventre, por exemplo. Isso ajuda a reduzir a sensação de inchaço e no processo de emagrecimento.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!