Os cosméticos em geral, até mesmo aqueles que incluem os que são fabricados por marcas de renome, muitas vezes contêm substâncias tóxicas e quimicamente potentes, capazes de causar a longo prazo diversos impactos negativos sobre a pele humana.
Algumas pessoas, na verdade, apresentam problemas de saúde imediatos após a utilização de tais produtos. No entanto, mais e mais pessoas ao redor do mundo estão cientes dos perigos do uso de cosméticos químicos. Isto levou a um aumento constante na demanda por cuidados da pele com cosméticos orgânicos.
Fragrâncias distintas usadas em loções, xampus e outros produtos cosméticos são obtidos através de alguns hidrocarbonetos aromáticos, que também são derivados do petróleo. Dermatologistas e especialistas em beleza, sempre alertaram contra o uso de materiais à base de petróleo em produtos cosméticos. Nos últimos anos, os cosméticos orgânicos e naturais, não somente surgiram no mercado, mas também estão aumentando rapidamente sua participação no mercado global geral de cosméticos.
Mas o que são cosméticos naturais e orgânicos e o que diferencia um produto como sendo orgânico ou natural? A maioria dos
usuários de cosméticos naturais e orgânicos não é consciente de que os termos naturais e orgânicos são diferentes no contexto dos cosméticos.
Para uma pessoa comum, cosméticos naturais seriam aqueles que não são feitos com ingredientes e nem processos químicos. Esta definição pode parecer simples, mas no mundo dos cosméticos, está longe de ser clara.
Há, de fato, diferenças entre os dois. Cosméticos naturais são aqueles que não contêm produtos cancerígenos derivados da base de petróleo. Os ingredientes são obtidos dos recursos naturais. Na verdade, produtos que são rotulados como naturais, muitas vezes contem apenas 70% de ingredientes naturais. Os produtos que são vendidos assim podem ter alguns produtos químicos que podem ser prejudiciais à pele.
Muitas pessoas afirmam que uma substância natural é derivada de uma fonte mineral, planta ou animal, sem ter sido submetida a um processo sintético. Outros enfatizam que ingredientes 100% orgânicos devem ser classificados apenas como orgânicos.
Os produtos orgânicos são aqueles que usam plantas e ervas cultivadas organicamente, e que não tenham sofrido qualquer processo sintético e que são derivados de plantas, animais ou minerais. Ingredientes obtidos por meio de tecnologias simples e caseiras também são considerados naturais.
Independente de qual afirmação for a verdadeira, o importante é que os cosméticos orgânicos são a melhor opção para cuidar da pele. Além de serem benéficos para a saúde, a fabricação desses cosméticos não prejudica o meio ambiente.
Lembre-se de verificar a embalagem dos produtos para ver se são realmente orgânicos, pesquise a respeito da marca. Afinal cuidar da pele é algo muito sério, os produtos devem cumprir o que prometem na embalagem e, de forma alguma, causar danos à pele dos seus usuários.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!