Colágeno é um tipo de proteína. Fibroso, ele se conecta e suporta outros tecidos do corpo, como ossos, pele, tendões, músculos e cartilagens. Ele também suporta os órgãos internos e está até mesmo presente nos dentes. Há mais de 25 tipos de colágeno que são encontrados naturalmente no corpo.
O colágeno é uma das proteínas mais abundantes presentes nos corpos de mamíferos, incluindo humanos. Na verdade, ele representa cerca de 25% da quantidade total de proteínas no corpo. Algumas pessoas se referem ao colágeno como a cola que mantém o corpo unido. Sem ele, o corpo iria, literalmente, cair.
O colágeno trabalha lado a lado com a elastina apoiando os tecidos do corpo. Basicamente, ele dá forma aos tecidos e proporciona firmeza e força. Já a elastina dá aos tecidos do corpo a flexibilidade. Esta combinação de colágeno e elastina é muito importante em muitas partes do corpo, incluindo os pulmões, ossos e tendões.
O colágeno age com a queratina proporcionando uma pele com força, flexibilidade e resistência. Quando as pessoas envelhecem ocorre uma degradação do colágeno, levando ao aparecimento de rugas. E por isso ela é uma substância importante para aqueles que procuram formas de combater os efeitos visíveis do envelhecimento na pele.
É também usado em alguns procedimentos de cirurgia estética, vendido como um suplemento criado para dar mobilidade às articulações e utilizado no tratamento de queimaduras graves.
O colágeno é tão importante dentro do corpo, que a ausência dele no corpo pode ser um sério problema. Na verdade, existem algumas doenças genéticas que estão associadas a deficiências de colágeno, por exemplo, a osteogénese imperfeita, comumente referida como doença dos ossos frágeis, é causada por um nível significativamente menor de colágeno no corpo.
Há uma série de alimentos que ajudam na criação de colágeno dentro de nossos corpos. Produtos de soja, como leite e queijo contêm um elemento conhecido como a genisteína. A presença de genisteína auxilia na produção do colágeno, e também ajuda a bloquear enzimas que tendem a envelhecer a pele. Praticamente qualquer produto de soja contém genisteína.
Vegetais verde-escuros também são excelentes exemplos de alimentos que contêm agentes produtores de colágeno. Ricos em vitamina C, o consumo regular de couve, espinafre e aspargos ajuda a fortalecer a capacidade do corpo de fabricar colágeno e utiliza-lo de forma eficaz.
Frutas vermelhas e vegetais também são fontes excelentes para produzirem colágeno. A presença de licopeno nestes tipos de alimentos atua como antioxidante, que por sua vez aumenta a produção de colágeno. Tente adicionar pimentão, beterraba e tomates frescos à sua dieta. Da mesma maneira, frutas escuras, como amoras, por exemplo, também contribuem para aumentar o nível de antioxidantes no organismo e estimulam a produção de colágeno.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!